VOA
VIVÊNCIA HORIZONTAL EM ARTE
A VOA abrange princípios da criação coletiva através da mescla de linguagens artísticas. É um desdobramento da residência I.P.L., provocada por Khosro Adibi.
A contemporaneidade aponta para a necessidade de uma prática artística que se extrapole das preocupações estéticas e se amplie numa formação ética perene do artista e de seu público, portanto, apostando no diálogo, trazendo para o evento criativo não mais e apenas o dito legitimado, mas reconhecendo capacidades expressivas como potentes e transformadoras de grupos sociais. Essa perspectiva ganha força se pensada sobre prismas de processos horizontais, que tomam como motriz geracional a partilha de experiências sem haver hierarquia de saberes, mas saberes plurais.
A VOA acontece em caráter de residência ou itinerância, comportando:
TROCAS DE MÉTODOS CRIATIVOS – artistas participantes podem propor experiências criativas, a fim de provocar e ampliar o repertório do grupo com suas pesquisas e linguagens pessoais.
COMPOSIÇÃO COLABORATIVA – Em duplas ou grupos, artistas trabalharão com criação coletiva mesclando linguagens, a fim de que se consolide uma material expressivo-artístico colaborativo, em forma de performance/instalação/ intervenção urbana.
PERFORMANCE/INSTALAÇÃO/ INTERVERNÇÃO URBANA – Abertura e compartilhamento de processos criativos desenvolvidos durante o período da VOA.
Em um momento de nossa história em que se tende a minimizar o valor da vida, do conhecimento, da aquisição de conhecimentos, é tempo de valorizar a identidade de coletivos sociais democratizando os bens culturais com ações que fortaleçam suas expressões, estas que dizem do lugar de onde se fala. Daí que a VOA se justifica por ser uma ação de descentralização cultural, que pretende estabelecer uma formação contínua de redes entre comunidades provendo o direito às manifestações, consecutivamente, a liberdade de expressão.
I . P . L . - Instalação
Cortejo - Intervenção Urbana
I . P . L . - Instalação
Cortejo - Intervenção Urbana
I . P . L . - Instalação
Cortejo - Intervenção Urbana